quarta-feira, 7 de agosto de 2013

victoria falls


ir ao zimbábue e ver as cataratas ao vivo é um espetáculo da natureza indescritível. imagino a reação do escocês david livingstone, que remando sua canoa encontrou a belíssima queda (a sorte dele é que estava na época de seca, senão ele teria despencado de lá). ele deu o nome à catarata em homenagem à rainha victoria da inglaterra.

maio, a época em que estive lá, é a de maior volume de água. então toda a extensão tem quedas incríveis. devido ao relevo, a parte mais à direita (veja na foto acima), que pertence à zâmbia, fica seca em algumas partes do ano, pois é mais alta que a esquerda, que pertence ao zimbábue

a fronteira dos dois países passa também no meio da ponte. aliás, dessa ponte muitos corajosos saltam de bungee jump ou de pêndulo (não saltei pois queria fazer outros passeios e o preço, em dólares, não é nada barato).

o passeio por victoria falls é todo feito pelo lado zimbábue, de onde é possível se ter uma ótima visão de todos os pontos. a vegetação ali, por causa da abundância de água, é típica de uma floresta tropical, o que difere bastante do resto da áfrica.

os guias nos dão capas de chuva, mas de nada adianta. você vai se molhar e muito! lá no meio é tanta água caindo e circulando que até parece chuva. eu já sabia e fui de camiseta de corrida (bem leve), bermuda de praia e chinelo. ainda levei a câmera e celular naqueles saquinhos de alimento (zip lock) que vedam legal.

ao final do passeio, fui até à ponte (passando pela imigração, que te dá um papelzinho de 'visita rápida') para se ter outra visão do lugar e do cânion para onde toda a água segue. agora quero conhecer foz do iguaçu, que dizem ser incrível também.

primeira queda dágua

parte de queda mais alta

visão do curso das águas após a queda

coragem: na seca é possível nadar na 
'piscina do diabo', no lado da zâmbia

 voltando da zâmbia, um pé em cada país!

3 comentários:

não será permitido nenhum tipo de discriminação nos comentários assim como nenhum tipo de ofensa ao autor ou aos visitantes. obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

postagens relacionadas